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Predicts: Tendências do Pinterest para 2024

O Predicts é um relatório de Tendências do Pinterest para 2024.

As pessoas usam o Pinterest para planejar o futuro. Por isso, eles conseguem descobrir (pelos termos buscados) antes o que ainda vai começar a fazer sucesso.

Ele é uma espécie de “resumão” feito hoje das tendências de amanhã. No total são 23 tendências nas categorias de moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem,…

O modelo exclusivo de identificação de tendências do Pinterest combina arte e ciência para analisar bilhões de pesquisas feitas por mais de 480 milhões de pessoas no mundo inteiro que acessam o Pinterest todos os meses para planejar o que fazer, experimentar ou comprar em um futuro próximo. 

Elaborado pela mesma equipe que antecipou a tendência Decorgumelos de 2023 e previu a chegada da era Um arco-íris no guarda-roupa em 2022, com uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo, o Pinterest Predicts provou ser um identificador de tendências confiável para consumidores e anunciantes.

A mentalidade do público do Pinterest é realmente o ingrediente secreto. Como as pessoas acessam a plataforma para fazer planos, eles tem uma visão única sobre qual vai ser a próxima grande tendência.

Mais da metade dos usuários entram no Pinterest para comprar produtos e, este ano, ele vão transformar o Pinterest Predicts em uma experiência de compras com a loja de tendências online. O Pinterest também está abrindo a primeira loja física temporária na cidade de Nova York, um evento de cinco dias onde os clientes podem comprar e experimentar as maiores tendências de 2024. 

O POP POP fez uma análise de todo o conteúdo liberado pelo Pinterest e traduziu para o universo infantil, sim, é necessário uma adaptação destas tendências para o mercado infantil.

É importante lembrar que o mercado infantil tem suas particularidades e nem todas as tendências conseguem ser inseridas na realidade infantil.


Descubra hoje as tendências que vão aparecer amanhã...


Azul a mil

O azul está no ar. E também na sombra, na sobrancelha, nos cabelos e nas unhas das pessoas.

Em 2024, essa tendência de beleza versátil e ousada vai ganhar destaque com uma mãozinha da geração Z e dos Millennials.

  • “Sombra azul aesthetic” +65%
  • “Unhas azuis divertidas” +260%
  • “Maquiagem azul-claro para 
festa” + 70%
  • “Maquiagem aquamarine” +100%
  • “Maquiagem azul de 15 anos” +85%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Pense em todo “universo” azul que a criança pode desejar usar nas unhas, cabelo, maquiagem,… e nos acessórios de cabelo!!!



De corpo inteiro

Todos os corpos vão ficar mais cremosos e bem-cuidados em 2024. Isso porque a geração Z e os boomers vão mostrar que nem só de rosto vive o skincare, e que rituais dignos de spa merecem mais espaço nas nossas rotinas.

Entre a limpeza, a hidratação e o protetor solar, ainda vai sobrar tempo pra relaxar.

  • “Protetor solar” +75%
  • “Hidratante corporal aesthetic” +245%
  • “Spa aesthetic” +60%
  • “Rotina de cuidados com o corpo” +1.025%
  • “Cuidados pessoais” +845%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Quem acompanha o Pop Pop, sabe que já tenho ensinado sobre a importância do bem-estar infantil desde 2023 , você pode até ver um post aonde falo sobre este assunto CLICANDO AQUI



Mais é mais

Em 2024, a procura por looks grandes 
e grandiosos vai explodir. Os millennials e a geração Z vão escolher estilos que combinam penteados volumosos com joias nada básicas.

Detalhes discretos? Cabelo comportado? Brinco de argolinha? Nessa tendência não! Em 2024, os millennials e a geração Z vão liderar a procura por looks grandes e grandiosos. Nos penteados, quanto mais volume e ousadia, melhor. Nas joias e acessórios, a regra é uma só: menos básico e mais borogodó.

  • Argolas largas” +45%
  • “Penteados com tranças grandes” +30%
  • “Permanente masculino de cachos” +50%
  • “Escultura em joia” +75%
  • “Coque grande” +230%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Você pode usar o exagero como brincadeira… o exagero pode ser divertido e não precisa ser levado á sério!!! Esta é uma tendência que se conecta melhor com crianças (e mães) que já tem um olhar mais fashionista!!! Pense sempre na diversão na hora de usar esta trend…



O amor é hippie

Os casamentos deste ano vão ser mais hippies do que nunca: essa inspiração que vem direto dos anos 70 traz flores por toda parte, detalhes boho e, claro, muita música disco.

  • Casamento groovy” +170%
  • Noiva anos 70” +50%
  • “Casamento retrô” +80%
  • Look de despedida de solteira groovy” 110% 

  • “Despedida de solteira retrô” +35%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Casamento não é um assunto que faz parte do universo infantil, as crianças participam de casamento apenas como convidadas ou como pajens/damas. Sendo assim, a minha adaptação deste tema foi linkar esta trend com looks infantis para casamentos.



A nova era do jazz

Este ano, millennials e a geração Z 
vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos 
clássicos do jazz. Também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando roupas no estilo jazz e look clube de jazz .

  • “Roupas no estilo jazz” +180%
  • Look para bar de jazz” +75%
  • Jazz funk” +75%

  • “Piano jazz” +105%
  • Look para clube de jazz” +65%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Como trazer a vibe do jazz para o universo infantil??? Principalmente quando a gente fala de Brasil, que tem estilos de músicas tão diferentes…

Primeiro, não precisamos em algo caricato. Pense em detalhes que lembram o jazz, como o veludo, o risca de giz, o princípe de gales,… o colete, a gravata e o chapéu!!!!



Lançando laços

Os millennials e a geração Z vão usar um detalhe fofo e delicado, 
que também pode ser um look inteiro que rouba a cena por onde passa: pequenos ou grandes, os laços vão gerar uma nova tendência de estilo.

Todas essas versões vão ganhar as ruas em 2024 graças aos millennials e à geração Z, que têm impulsionado as pesquisas por “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e muito mais. 

  • “Roupa com laço” +190%
  • “Colar de laço” +180%
  • “Laço aesthetic” +55%
  • “Laço de crochet” +80%
  • “Salto com laço” +40%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Este é uma tendências super comercial e você pode aproveitar muuuuuuito. Vale enfeitar TUDO usando laços, as roupas, os acessórios, a loja, a embalagem,…

Você pode usar o tradicional laço rosa, mas também pode usar o laço para dar um toque de cor ou um toque de rebeldia fofa na peça, usando o laço preto.



Vovôcore

Em 2024, a geração Z e os boomers vão criar looks incríveis que misturam peças vintage, conforto e uma boa dose de humor.

 Neste ano, em vez de refletir os conceitos do “novo” e da “juventude”, o setor de moda vai abusar da excentricidade ao olhar para o passado com os óculos de grau dos nossos avôs. O foco vão ser as peças retrô e os looks vintage personalizados, já que a geração Z e os boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

  • “Jaqueta jeans personalizada” +355%
  • “Estilo de roupas eclético” +130%
  • “Moda vovô” +65%
  • “Moda urbana retrô” +55%
  • “Estilo vovô” +60%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Pense nas suas fotos antigas, nas fotos da infância dos seus pais,… e traga todos estes looks para os dias de hoje!!!! E para deixar o look mais divertido, misture tudo, misture cores, misture estampas, misture texturas,… e arremate o look com um óculos colorido, uma boina ou um suspensório!!!!



Mashup mexido

Em 2024, vai ter mais gente misturando pratos que todo mundo ama, como pizza e lámen, para criar receitas tão deliciosas quanto divertidas. E a gente aposta que você já tem algumas sugestões. Quem gosta de pizza de estrogonofe e hambúrguer de sushi vai se esbaldar nessa tendência. Em 2024, vai ter mais gente misturando pratos que todo mundo ama, como pizza e lámen, para criar receitas tão deliciosas quanto divertidas.

  • “Pizza pot pie” +55%
  • “Palitos de guloseimas” +170%
  • “Lámen à carbonara” +165%
  • “Tacos de hambúrguer” +255%
  • “Burger quesadilla” +80%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

O nome desta tendência poderia ser “gororoba food”… porque a ideia é bem isso, uma mistura inusitada de comidas tradicionais. Se você quiser usar esta tendência na loja sem causar muita estranheza nos sabores, você pode misturar a comida com novos jeitos de servir, como no exemplo (abaixo) de servir brigadeiro no palito de churrasco…. Misture comidas fofas + maneiras inusitadas de servir.



País tropical

Deu até pra sentir um cheirinho de protetor solar, né? Graças à geração Z e aos boomers, essa estética nostálgica vai transbordar na culinária, na decoração, na moda e onde mais
couber uma fruta amarela.

  • “Coquetel de abacaxi sem álcool” +70%
  • “Bolo de abacaxi invertido” +50%
  • “Coco aesthetic” +35%
  • Frango havaiano na assadeira”+35%
  • Decoração tropical chique” +110%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Você pode utilizar esta tendência, servindo bebidas divertidas e refrescantes para os seus clientes!!!! Vale servir também comidinhas frescas, salada de frutas, bolo gelado,… ou fazer “oficinas” de comidinhas fáceis e frescas com as crianças.



Economia divertida

Este ano, graças à geração Z e aos millennials, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos 
e até ganhar adesivos. Só falta a palavra dindim voltar também.

  • “Cartão de crédito personalizado” +140%
  • “Cofrinho de cerâmica” +95%
  • “Cofrinho de bichinhos” +75%
  • Design de cofre de porquinho” +55%
  • “Cofre de porquinho aesthetic” +35%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Você pode presentear as crianças com cofres fofos (que sejam a cara da sua loja/marca), pode fazer posts sobre economia para criança (como poupar dinheiro para comprar um item) e pode fazer uma oficina de porquinhos que as crianças podem levar pra casa depois.



Raquete diferente

Ninguém vai deixar a peteca cair em 2024. Essa poderia ser só uma frase motivacional, mas é a nova estética que os millennials e a geração Z vão trazer das quadras para as ruas: o badminton. Além de praticar o esporte das raquetes, as pessoas vão usar roupas e acessórios inspirados nele.

  1. Bolsa de badminton” +105%
  2. Raquete de badminton” +80%
  3. “Tênis de badminton” +50%
  4. “Roupa de badminton” +80%
  5. “Jogando badminton aesthetic” +45%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

A primeira coisa a se fazer é sempre pesquisar se este esporte tem alguma conexão com a sua cliente. Podemos ampliar este tema para quase todos os esportes com raquete/bolinha/rede, como o beach tennis, o pickleball, o tennis,…



Viva a água-viva

De cabelos e maquiagem às roupas, passando pela decoração, as águas vivas vão sair do mar para se espalhar por espaços que ninguém esperava com a ajuda da geração Z e dos millennials.

  • “Corte água-viva” +615%
  • “Touca jellyfish” +220%
  • Guarda-chuva de água-viva” +195%
  • Água-viva azul” +155%
  • Luminária de água-viva” +95%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Podemos pensar em tudo que lembra a água-viva, a transparência, o brilho, as texturas, a leveza, a fluidez,… e trazer todas estas referências para os looks, vitrines e ou VMs.



Sem desperdício

O que não serve pra uma pessoa pode ser o tesouro da outra. Ainda mais agora que a geração X e os boomers vão transformar retalhos, madeira 
e outros materiais reciclados em peças e objetos novos.  Essa tendência sustentável também se estende à culinária, com receitas que reaproveitam sobras — até de massa de pão.

  • “Artesanato com pedaços 

  • de madeira” +1.220%
  • “Receitas com sobras” +165%
  • “Artesanato com material 

  • reciclado” +140%
  • “Cortes de tecido sem 

  • desperdício” +80%
  • “Colcha de retalhos” +80%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Esta tendência, como o nome mesmo já diz traz a tona a importância (do não) desperdício… pense em reaproveitar tudo e utilizar os produtos de novas maneiras (upcycling). E voc~e pode usar estas tendências não apenas nas roupas, mas também na decoração e nas ações da sua loja.



Combate ao estresse

Pra combater o estresse, é só bater 
no estresse. Este ano, a geração Z e os millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu 
e boxe com mais dedicação do 
que nunca.

Além de liberar de vez a guerreira e o lutador que existem dentro de todo mundo, está chegando a hora de levar as lutas e artes marciais para mais espaços. Em 2024, a geração Z e os millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração.

  • “Karate kumite” +190%
  • “Kick boxing aesthetic” +265%
  • “Treinamento de artes marciais
  • mistas” +200%
  • “Treino de shadowboxing” +60%
  • “Jiu-jítsu” +30%
Como usar esta tendência no mercado infantil???



Cada um no seu aquário

Buscando ir além dos vasos de plantas, os millennials e a geração X vão adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.
Vai ficar mais fácil dar vida (marinha) à decoração em 2024.
Buscando ir além dos vasos de plantas, os millennials e a geração X vão adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.
E os peixinhos não estão sozinhos: essa tendência também se estende aos terrários de tartarugas.

  • “Design de aquário pequeno” +245%
  • “Ideias de aquário temático” +410%
  • “Ideias de terrário para tartaruga” + 135%
  • “Aquário redondo com plantas” +95%
  • “Terrário bioativo” +85%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Que tal fazer um terrário na sua loja com as crianças??? Uma ação super legal para que você possa trazer as crianças para a sua loja com a intenção de criar vínculo e relacionamento.



Uma gracinha de cozinha

Cores berrantes, mix de estampas, quadros, plantas e, claro, o obrigatório pinguim de geladeira. A estética kitsch — ou brega, se você preferir — vai voltar com tudo e mais um pouco na cozinha das pessoas em 2024. Liderada pela geração X e os boomers, essa tendência promete transformar esse ambiente na estrela da casa.

  • “Decoração eclética para 

  • cozinha” +50%
  • “Cozinha brega” +75%
  • “Cozinha em tons de verde” +55%
  • “Cozinha diferentona” +160%
  • “Cozinha rosa retrô” +40%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

O lojista pode adaptar esta tendência para um canto com um frigobar bem moderno (ou retrô) e colorido… pode servir bebidas usando a referência da tendência “País Tropical” e sempre ter uma surpresinha refrescante para as crianças!!!



Gótico sertanejo

Meio country, meio gótica, muito original: em 2024, a decoração vai misturar referências retrô, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pra isso, a geração Z e os boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy. Pensou vampiro sertanejo? É por aí.

  • “Ideias de cama estilo faroeste” +310%
  • “Design vintage americano” +145%
  • “Ideias para quarto country” +125%
  • “Espelho estilo faroeste” +125%
  • “Estilo faroeste gótico” +145%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

É importante que você conheça as tendências de moda para que você possa adequar o estilo das roupas que você vende a decoração da sua loja… no caso desta tendência o ideal que você a utilizasse se optasse pelo tema FARM, que está no Caderno de Tendências do Pop Pop!!!



Cantinho do café

Chegou a hora de se expressar com um espresso. Ou um cappuccino. Ou um latte. Em 2024, a decoração da casa vai ganhar um novo cantinho para reunir os amigos e servir inspiração: o balcão do café, criado pelos boomers e pela geração Z, vai ostentar acessórios coloridos e até as famosas placas de cafeteria.

  • “Estilo de balcão de café” +1.125%
  • “Ideias de placas escritas com
giz” +100%
  • “Cafeteria com quadro de giz” +50%
  • “Decoração para balcão de café” +145%
  • “Café aesthetic” +820%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Esta tendência tem um título auto explicativo, mas o legal é que você pense em um cantinho do café que tenha conexão com a sua loja…



Metal sensacional

Que tal um metal mais original? Pra ampliar as combinações clássicas, a geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração. Prepare-se para ver mais unhas metalizadas e móveis de alumínio.

  • “Unha metalizada” +295%
  • Móveis de alumínio” +45%
  • “Colar em camadas prata” +50%
  • Modelo de porta de alumínio” +70%
  • “Corset metalizado” +35%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

De todos os metalizados, o prata ganha destaque em 2024, e vale usá-lo nas roupas, nos acessórios, nas bijouxs, nos calçados,… o #silvercore vai invadir 2024!!!



Chá de fofura

O mundo precisa de mais fofura. E 2024 vai ser um ano especial nesse quesito, porque mães e pais vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos de jeitos mais criativos do que nunca. Nessa tendência, que nasceu com as famílias de crianças neuroatípicas ou portadoras de deficiência, o primeiro dentinho, o mesversário e o desfralde também viram festa.

  • Ideias de festa de fim de ano 
letivo” +90%
  • “Ideias para mesversário” +90%
  • “Cerimônia de nomeação do 
bebê” +35%
  • “Ideias de recompensas para 
o desfralde” +100%
  • Festa do primeiro dente” +40%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Tudo vai ser motivo de comemoração… qualquer evolução ou avanço da criança vai ser valorizado!!! E você lojista, como pode fazer parte desta “comemoração”, pense em ideias criativas…



Devagar e sempre

Em 2024, a proposta vai ser pegar leve. Curtir a preguiça. Ficar de bobeira. E isso pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, porque a geração Z e os millennials vão buscar rituais de relaxamento para fazer em casa, mas também ideias de viagens e passeios em que o único compromisso é com ele: o descanso.

  • Hotel para staycation” +70%
  • “Viajante solo” +145%
  • “Vida calma” +60%
  • “Desafio sem redes sociais” +80%
  • “ASMR para dormir” +165%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Que roupa a sua cliente levaria para uma viagem em busca de descanso??? Você acha que este tipo de viagem combina com a sua cliente???



Picape lifestyle

Viajar de carro é bom, mas você já experimentou o estilo de vida off-road?
Em 2024, as pessoas da geração X e os boomers vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras com tudo o que têm direito — começando pelo visual incrível dessa tendência.

  • “Equipamentos para aventura
de carro” +110%
  • “Acampamento off-road” +90%
  • “Rodas off-road” +70%
  • “Carro off-road” +40%
  • “Picape” +80%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Se na tendência (acima) “Devagar e sempre” a gente falou de descanso e tranquilidade, nesta tendência a gente já fala de uma viagem mais aventureira e cheia de novas experiências. Para cada viagem uma necessidade completamente diferente… e são nestes detalhes que você lojista precisa focar!!!



Papo profundo

Senta que lá vem conversa. E não é qualquer conversa: em 2024, mais gente vai querer falar de temas profundos para aumentar a intimidade e a conexão. Nessa tendência liderada pela geração Z e pelos millennials, amigos, casais e familiares vão procurar maneiras de explorar assuntos difíceis e fazer perguntas importantes.

  • Perguntas para casais se reconectarem” +480%
  • “Perguntas criativas” +825%
  • “Ideias para iniciar conversas profundas” +185%
  • “Intimidade emocional” +40%
  • “Perguntas para conhecer os amigos” +85%
Como usar esta tendência no mercado infantil???

Você já pensou em fazer novas (menos clichê) perguntas para a sua cliente???
Já pensou em ter repertório de moda para realmente se conectar com ela???

Eu sei que a minha e a sua vida estão corrida, e que não é fácil pra mim fazer um post deste tamanho e também não é fácil pra você conseguir parar para ler… mas te garanto que este conteúdo pode (e vai) te ajudar com muitas ideias para a sua loja em 2024!!!!

E para se aprofundar ainda mais, conheça o Caderno de Tendências de Moda Infantil – Inverno/24 do Pop Pop que foi criado para deixar você lojista atualizada (o) com as principais tendências da próxima estação, CLIQUE AQUI e compre o seu!!!

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