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Os 10 temas que definirão a  moda em 2025 – BOF e McKinsey & Company

Você sabe quais os 10 temas que definirão a  moda em 2025??? Calma que o Pop Pop te conta tudo…

O B.O.F e a McKinsey & Company lançaram um relatório com estes temas e o Pop Pop “traduz” o conteúdo deste Report para que você lojista de moda infantil possa utilizar estas informações para vender mais em 2025!!!

The Business of Fashion

O Business of Fashion é reconhecido em todo o mundo por seu ponto de vista analítico sobre as indústrias globais de moda e beleza.

Atendendo membros em mais de 125 países, o The Business of Fashion combina jornalismo independente e de definição de agenda com conselhos práticos de negócios, aprendizado on-line, ferramentas de construção de carreira e eventos imersivos, imerando mudanças positivas na moda e no mundo em geral.

Com o tempo, nossa abordagem pioneira fez da BoF a principal fonte de inteligência de negócios da indústria da moda e uma de suas vozes mais respeitadas e influentes, simplesmente porque você não encontrará os relatórios, análises e conselhos originais da BoF em nenhum outro lugar. O Negócio de Beleza traz o mesmo tipo de cobertura de definição de agenda para o espaço de beleza e bem-estar. Hoje, nossa talentosa equipe de correspondentes, editores, analistas, engenheiros, designers, profissionais de marketing e muito mais conta com mais de 100 pessoas em Londres, Nova York, Paris e Milão.

Os 10 temas que definirão a  moda em 2025

O nono relatório anual do State of Fashion da McKinsey & Company e da BoF Insights, a equipe de dados e consultoria da The Business of Fashion, revela que os desafios econômicos e geopolíticos, combinados com mudanças nos valores do cliente, definirão um ano turbulento pela frente.

Embora seja difícil de prever mesmo nos melhores momentos, a indústria da moda está em um ano (2025) particularmente tumultuado e incerto.

Uma desaceleração cíclica e muito temida chegou.

Os consumidores, marcados pelo recente período de alta inflação, estão cada vez mais sensíveis aos preços.

Há também o surpreendente aumento de dupes, se você não sabe o que é dupe CLIQUE AQUI, a aceleração das mudanças climáticas e a contínua remodelação do comércio global.

As diferenças regionais, que entraram em foco em 2024, se tornarão ainda mais acentuadas no próximo ano.

Em resumo, o ambiente negativo previsto por muitos na indústria da moda há um ano, agora se manifestou.

Ainda há a incerteza econômica, as disparidades geográficas, bem como a mudança no comportamento e nas preferências dos clientes,.. tudo isso junto significa que 2025 exigirá que os empreendedores naveguem em um labirinto de desafios crescentes.

Consequentemente, 2025 provavelmente será um momento de acerto de contas para muitas marcas.

O resultado é que ainda há oportunidade a ser encontrada para marcas/lojas que se movem de forma hábil e são rápidas para se adaptar às convulsões em um mercado caótico.


Crescimento lento continua

As perspectivas da indústria da moda para 2025 parecem ser uma continuação da lentidão vista em 2024: espera-se que o crescimento da receita se estabilize nos baixos dígitos únicos.

Embora o luxo tenha liderado a criação de valor nos últimos anos, o McKinsey Global Fashion Index prevê que, em 2024, não é o luxo que impulsionará a totalidade do aumento do lucro econômico pela primeira vez desde 2010 (excluindo a Covid-19).

Os líderes da moda pesquisados em nossa Pesquisa Executiva anual BoF-McKinsey State of Fashion foram tão pessimistas quanto no ano passado.

Apenas 20% esperam melhorias no sentimento do consumidor em 2025, enquanto 39% veem as condições da indústria piorarem.

Os impulsionadores geográficos da receita e do lucro econômico também estão passando por mudanças históricas.

Em particular, a indústria se beneficiará da queda da inflação e do aumento do turismo na Europa, da resiliência de indivíduos de alto patrimônio líquido nos EUA e de novos motores de crescimento na Ásia para combater a incerteza em torno dos gastos do consumidor na China, que ainda está se recuperando da pandemia.

A China continuará sendo o centro de gravidade da região, mas à medida que o país é atingido por ventos contrários macroeconômicos, as marcas se concentrarão em outros mercados asiáticos, principalmente Japão, Coréia e Índia.


Agindo nas oportunidades

Para alcançar esses consumidores, os executivos nos disseram que valorizaram seus modelos de entrada no mercado, ampliarão suas faixas de preços e se concentrarão no posicionamento da marca para capturar a atenção dos compradores que estão priorizando cada vez mais o valor.

Esse impulso também está impulsionando a expansão dos segmentos de revenda e de desconto.

As marcas que não desejam jogar nessas categorias devem demonstrar aos clientes por que seus produtos valem o preço premium.

Uma maneira de conseguir isso é melhorando a experiência de compra.

Os consumidores estão voltando às compras na loja em níveis pré-pandemia em grande parte do mundo, mas os varejistas precisam lembrar os compradores o que eles amam na experiência na loja.

Isso começa com uma equipe bem treinada que tem o poder de ajudar e inspirar os clientes.

Na mudança de volta ao varejo físico, os mercados de luxo de jogo puro têm lutado.

No próximo ano, os mercados on-line em massa podem sofrer uma interrupção semelhante; a maioria viu seus preços de ações despencarem devido às altas da pandemia e lutou para encontrar uma resposta para a queda da demanda e o aumento dos custos de aquisição de clientes.

Os compradores estão se concentrando em novos caminhos para a descoberta de produtos.

Compradores que antes ficaram deslumbrados com a seleção aparentemente infinita disponível em muitos varejistas on-line agora lamentam a dificuldade de encontrar o que querem.

A curadoria, o conteúdo e a pesquisa alimentados por IA podem ajudar os clientes a descobrir marcas e produtos de forma mais eficaz — e se sentirem mais inclinados a fazer uma compra.

As marcas também estão reavaliando quais categorias de consumidores buscar.

Enquanto a indústria da moda historicamente priorizou compradores mais jovens, a “Geração Prata” de mais de 50 clientes está crescendo como uma proporção da população geral — e dos gastos com moda.

Em 2025, as marcas se beneficiarão de cortejar esses clientes frequentemente esquecidos.

Nem todas as marcas são igualmente hábeis em fazer esses “pivôs”.

Muitas vezes, são as marcas mais novas e “destrutivas”, livres das concepções históricas sobre os seus produtos, lojas e clientes, que estão saindo por cima.

Isso é especialmente verdadeiro na categoria de roupas esportivas, onde os titulares estão competindo com uma onda de jogadores menores, mas mais inovadores, que estão rapidamente capturando participação de mercado.

No próximo ano, as mudanças em andamento no comércio global também devem ser monitoradas e antecipadas quanto ao seu impacto no fornecimento.

Os varejistas acelerarão sua reconfiguração das cadeias de suprimentos para priorizar a aproximação e a fabricação em países geopoliticamente alinhados.

Essas cadeias de suprimentos precisarão se tornar mais ágeis, com as empresas fazendo esforços para reduzir o excesso de estoque e minimizar o risco de déficits.

As pressões de margem, bem como as pressões de governos de todo o mundo para reduzir as emissões e o desperdício de moda, impulsionarão os avanços no gerenciamento de estoques.

A nova tecnologia ajudará nesses esforços.

O antigo manual agora está obsoleto; a indústria precisará de uma nova fórmula para diferenciação e crescimento.

Finalmente, a crise climática continuará sendo uma força potente em todas as cadeias de fornecimento de moda e na condução do comportamento do consumidor.

Mesmo que os compradores tenham se mostrado menos dispostos do que o esperado a pagar mais por produtos amigos do planeta, tornando o caso de negócios para a sustentabilidade menos óbvio para os executivos, entre outras prioridades concorrentes, o custo crescente das mudanças climáticas e as ações do governo para combatê-las, significam que a sustentabilidade deve permanecer no topo da agenda.

Aqueles que optarem por abordar a sustentabilidade com uma mentalidade de longo prazo, mesmo enquanto lutam contra problemas de curto prazo, serão recompensados com operações comerciais mais eficientes e uma vantagem competitiva.


Os 10 temas da indústria da moda que definirão a agenda em 2025:

  1. Comércio Reconfigurado

O comércio global está mudando à medida que as principais economias se diversificam e se originam de países onde têm mais alinhamento político. Isso acelerará na indústria da moda em 2025 devido ao aumento dos custos, à evolução das políticas comerciais e às metas de sustentabilidade. Como resultado, as marcas de moda provavelmente dobrarão a diversificação de sua pegada de fornecimento na Ásia e lançarão as bases para o nearshoring ( prática de negócios na qual uma empresa contrata serviços ou estabelece parcerias em países próximos geograficamente).


  1. Os novos motores de crescimento da Ásia

A desaceleração econômica da China, as mudanças nas preferências do consumidor e o retorno das viagens internacionais estão tornando o crescimento no país altamente desafiador, liderando marcas internacionais de moda para outros mercados asiáticos. A Índia será um foco, particularmente para as marcas de moda de rua (high street fashion) enquanto espera-se que o boom do luxo do Japão continue em 2025, alimentado por fortes gastos internacionais e domésticos.


  1. Descoberta Reinventada

Os compradores de moda estão sobrecarregados com muitas escolhas, o que afeta negativamente suas taxas de engajamento e conversão com as marcas. No entanto, uma nova era de descoberta de marcas e produtos está no horizonte, sustentada pela curadoria alimentada por IA em conteúdo e pesquisa.


  1. Gastadores de prata

As marcas de moda normalmente se concentram na juventude, mas em 2025 podem ter dificuldade em aumentar as vendas apenas de compradores mais jovens. A “Geração Prata” com mais de 50 anos representa uma população crescente com uma alta participação nos gastos globais. As marcas que envolvem esses compradores anteriormente negligenciados enquanto criam um apelo intergeracional desbloquearão um “Plus” no seu crescimento.


  1. Mudança de Valor

As pressões macroeconômicas e o aumento dos preços levaram os compradores de moda a adotar comportamentos conscientes dos custos. Espera-se que isso persista, mesmo que algumas economias comecem a mostrar sinais de recuperação. Essa dinâmica está alimentando o crescimento em segmentos com forte percepção de valor para o dinheiro, como revenda, off-price (um termo em inglês que significa loja de desconto ou loja que vende produtos a um preço mais baixo do que outras lojas) e dupes, entre outros. Para capturar a participação da carteira dos clientes, as marcas precisarão provar seu valor.


  1. O Lado Humano das Vendas

Diferenciar a experiência na loja é fundamental para reacender a demanda por compras presenciais. As marcas podem conseguir isso capacitando seus associados da loja a atingir todo o seu potencial, já que a equipe de vendas tem um papel central e valioso a desempenhar na conexão com os clientes. Os benefícios serão consideráveis, já que a experiência do cliente e do funcionário estão intrinsecamente ligadas.


  1. Mercados Interrompidos

Após um período tumultuado para plataformas de comércio eletrônico de luxo, os mercados on-line não luxuosos estão enfrentando seus próprios desafios. Os preços das ações caíram até 98% desde o pico da Covid-19 devido a desafios e interrupções existenciais do modelo de negócios. Mercados não luxuosos em todo o mundo devem ter um papel claro (posicionamento) no ecossistema da moda para sobreviver.


  1. Confronto de roupas esportivas

Prevê-se que as marcas Challenger (uma marca que está mais distante da liderança do seu segmento e que se posiciona para desafiar o líder) mais da metade do lucro econômico do segmento de roupas esportivas em 2024, acima dos 20% em 2020. Isso significa que a batalha entre os desafiantes e os titulares no crescente mercado de roupas esportivas provavelmente se intensificará. Para ganhar participação de mercado, as marcas precisarão desenvolver produtos inovadores e usar os embaixadores e canais certos para ativar histórias de marcas únicas.


  1. Excelência no Inventário

O estoque continua sendo um desafio para a indústria, seja com o excesso de estoque ou com a falta de estoque afetando as marcas. Em 2025, as pressões de margem e a regulamentação da sustentabilidade colocarão maior ênfase na excelência do planejamento de ponta a ponta, com as marcas adotando cada vez mais ferramentas tecnológicas e ajustando seu modelo operacional para apoiar cadeias de suprimentos ágeis.


  1. O Coletivo de Sustentabilidade

A fragmentação e a complexidade em toda a cadeia de valor da moda, juntamente com a relutância do consumidor em pagar por produtos sustentáveis, são barreiras inerentes para alcançar metas de sustentabilidade. Mas com os esforços de descarbonização ficando aquém das metas e a crise climática se acelerando, o não envolvimento com causas sustentáveis não é uma opção. O setor da moda deve agir coletivamente para gerar impacto.

Um post com muitos insights para 2025 né???? Agora você já conhece os 10 temas que definirão a  moda em 2025 e é hora de colocar as informações em prática!!!

Todo conhecimento pode gerar lucro e benefícios para o seu negócio… que tal já se antecipar e usar estas informações à favor do seu negócio????

Este é um dos papéis do Pop Pop… te incentivar, te influenciar e te inspirar a inovar no seu negócio de moda infantil!!!!

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