Para encerrarmos este primeiro módulo, vamos falar do bem-estar e o cuidado com o planeta…
Estamos falando de diversas formas de cuidado, cuidado pessoal, cuidado com o outro, cuidado com a comunidade e também cuidado com o planeta.
Precisamos tomar cuidado para não utilizarmos esta tendência/referência apenas para aparentar um engajamento com alguma causa, as vezes é melhor fazer pouco e ser de verdade, do que fazer apenas para aparentar, pois ai pode acontecer um fato chamado GREENWASHING!!!
Cuidado com GREENWASHING
A prática de greenwashing consiste na estratégia de promover discursos, anúncios, ações, documentos, propagandas e campanhas publicitárias sobre ser ambientalmente/ecologicamente correto, green, sustentável, verde e eco-friendly.
A intenção primordial do greenwashing é relacionar a imagem de quem divulga essas informações à preocupação como o meio ambiente, mas, na verdade, medidas reais que colaborem com a minimização ou solução dos impactos ambientais não são realmente adotadas e, muitas vezes, as ações tomadas geram impactos negativos ao meio ambiente. Assim, o greenwashing é como uma propaganda enganosa – uma imagem é passada, porém, a realidade é outra.
Além de cuidar do planeta, temos que pensar no menor estrago que podemos fazer já que trabalhamos em uma profissão que tem gerado muito lixo e desperdício!!!
Você não precisa abraçar várias causas… faça pequenas coisas, e comunique estas mudanças de comportamento com o seu cliente.
Analise as etiquetas e “venda” o benefício sustentável que ela oferece.